A prevenção e o diagnóstico são fundamentais para combater a doença, aumentando as chances de cura
No triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que cerca de 704 mil novos casos da doença devam ser diagnosticados a cada ano, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência de câncer.
O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%). Em muitos casos, o câncer pode ser curado, principalmente quando diagnosticado precocemente. Prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais no combate à doença.
No texto a seguir, abordaremos sobre os fatores de risco e como fazer a prevenção.
Quero saber mais sobre o câncer!
Quais os fatores de risco do câncer?
Para fazer a prevenção e diagnóstico precoce do câncer, é preciso conhecer os fatores de risco da doença. Dentre os principais, destacam-se:
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Alimentação pouco saudável;
- Excesso de peso ou obesidade;
- Fatores ocupacionais;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Exposição solar sem proteção;
- Exposição a radiações;
- Uso de alguns medicamentos;
- Histórico familiar ou pessoal da doença.
Importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer
A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer são fundamentais para aumentar as chances de cura da doença e reduzir a necessidade de tratamentos mais agressivos.
Atente-se as formas de prevenção do câncer. Entre em contato!
Como prevenir o câncer?
A prevenção e o diagnóstico precoce incluem a adoção de hábitos mais saudáveis de vida, como:
- Manter uma alimentação equilibrada;
- Praticar atividades físicas;
- Não fumar;
- Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Manter a carteira de vacinação atualizada;
- Evitar a exposição excessiva ao sol;
- Manter um peso adequado;
- Fazer os exames periódicos que ajudam na prevenção e diagnóstico do câncer.
Quais exames são capazes de detectar o câncer precocemente?
Alguns exames são fundamentais para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer e devem ser realizados conforme a determinação médica. Os principais são:
Mamografia
A mamografia é o principal exame para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. É indicado para mulheres a partir dos 40 anos. Em alguns casos, pode ser complementada por uma ultrassonografia ou ressonância magnética das mamas.
Papanicolau
Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo ginecológico, chamado Papanicolau, a cada três anos. As alterações das células do útero são descobertas facilmente neste exame e são curáveis na maioria dos casos. É um dos exames mais importantes para a prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres que afetam os órgãos reprodutivos femininos.
Colonoscopia
Um dos exames mais importantes para a prevenção e diagnóstico do câncer de intestino. Caso o exame revele a presença de pólipos e lesões suspeitas, o tecido é extraído e encaminhado para biópsia. O exame é indicado para homens e mulheres a partir dos 45 anos; também pode ser indicado para pessoas mais jovens, dependendo do histórico familiar ou da presença de doenças intestinais.
Exames de sangue específicos
Diversos exames laboratoriais são realizados com o objetivo de fazer a prevenção e diagnóstico do câncer. Os testes de sangue podem ser usados para detectar marcadores tumorais específicos (substâncias produzidas por células cancerígenas). Um exemplo é a dosagem do antígeno prostático específico (PSA), principal exame para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. É indicado para homens com mais de 50 anos.
Exame de sangue oculto nas fezes
Esse exame, simples e rápido de fazer, é indicado para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de intestino. Ele tem o objetivo de identificar a presença de sangue nas fezes que não é visto a olho nu. Costuma ser solicitado quando a pessoa tem anemia e o médico investiga algum indício de perda de sangue no organismo.
Ultrassonografia
A ultrassonografia é um exame indicado para prevenção e diagnóstico precoce de diversos tipos de câncer, pois permite a visualização de órgãos e tecidos internos. Com isso, é possível identificar desde massas tumorais a metástases.
Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada é o principal exame de prevenção e diagnóstico do câncer do pulmão (mas também é um recurso para diagnosticar outros tipos de câncer). Ela é recomendada, anualmente, para fumantes ou ex-fumantes com idades entre 55 e 74 anos.
Quando devo consultar um oncologista clínico?
O oncologista clínico deve ser consultado quando houver a presença de alguns sintomas, como: perda de peso sem causa aparente, lesões na pele, alterações nos hábitos intestinais ou urinários, indigestão, sangramentos e alterações nos órgãos sexuais masculinos.
Para saber mais sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer, agende uma consulta com o Dr. Manoel Leonardi agora mesmo!
Fontes: