Fale conosco pelo WhatsApp

Mitos e Verdade sobre o Câncer

Numa era de comunicação de massas, onde estamos o tempo inteiro recebendo algum tipo de informação de lugares completamente distintos, é inevitável que algumas coisas cheguem até nós de maneira confusa e que são invariavelmente difundidas por aí sem terem sido esclarecidas corretamente.

Agora, imagine uma doença que é causada pelo aumento desordenado das células e muitas vezes tem potencial para invadir outros órgãos do corpo, tendo mais de 100 diferentes formas categorizadas pela medicina. Nada mais natural que ocorra alguns “desencontros” entre o que é divulgado e o que acontece de fato.

O termo câncer deriva do latim e significa caranguejo. Essa comparação é feita por conta da semelhança entre a movimentação do animal e a forma como as células cancerígenas penetram nas células saudáveis. Por conta dos inúmeros casos que existem no Brasil e no mundo, a palavra pode vir carregada de uma negatividade exagerada causando impressões
ou ideias distorcidas.

Conheça agora o que é mito e o que é verdade sobre o câncer!

O câncer é hereditário

MITO. O câncer não é hereditário. O que existe são alguns fatores genéticos que podem fazer com que uma pessoa seja mais suscetível a desenvolver a doença quando exposta a determinados elementos externos.

Charutos e cachimbos não causam câncer de pulmão

MITO. Tanto o hábito de fumar charuto ou cachimbo podem ser responsáveis por desenvolver diversos tipos de câncer como de pulmão, esôfago, laringe, entre outros.

Tumor é a mesma coisa que câncer

MITO. Um dos erros mais comuns sobre o assunto é de que tumor e câncer significam a mesma coisa. O tumor é, na verdade, uma elevação que expande o volume de alguma parte do nosso corpo. Um tumor só poderá ser um câncer – neoplasia – quando este for ocasionado pelo aumento excessivo de células. As neoplasias são divididas em benignas e
malignas.

Homens também desenvolvem câncer de mama

VERDADE. Apesar de extremamente raros, os homens não estão imunes ao câncer de mama.

O câncer tem cura

VERDADE. Sim, pacientes portadores de câncer podem ser curados completamente. Contudo, as chances de recuperação dependem de outras circunstâncias como o tipo de neoplasia e se ela foi detectada em um estágio inicial ou avançado. Quanto mais cedo o paciente receber o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento.

Câncer de pele geralmente atinge pessoas com mais de 40 anos

VERDADE. É comum que pessoas com 40 anos ou mais desenvolvam câncer de pele devido aos efeitos cumulativos danosos do sol.

Pessoas de pele negra não desenvolvem câncer de pele

MITO. Embora pessoas que tenham pele de tonalidade mais escura possuem maior resistência aos raios ultravioletas, elas não são imunes ao câncer de pele. O uso de protetor solar é recomendado para todos.


Mal-estar e enjoo são efeitos colaterais da quimioterapia

VERDADE. Alguns tratamentos quimioterápicos podem gerar sensações de náusea, enjoo e até vômito no paciente. No entanto, esses efeitos colaterais não são permanentes e podem ser amenizados fazendo pequenas refeições, evitando pratos doces ou gordurosos e bebendo líquidos antes ou depois das refeições.