Conheças as principais causas do câncer de prostáta e fatores de risco para o desenvolvimento da doença
A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e à frente do reto (porção final do intestino grosso). Uma das suas funções é a produção de sêmen, líquido que contém os espermatozoides e que é liberado durante a relação sexual.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Uma característica desse tipo de tumor é que ele é mais comum a partir dos 65 anos. A maioria desses tumores cresce de maneira lenta, sem causar sinais ou sintomas, principalmente quando estão em fase inicial.
agende sua consulta agora mesmo com o oncologista dr. manoel carlos!
Quando os pacientes apresentam alguns sintomas, esses podem ser semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade para urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Nos casos em que a doença se apresenta em fase mais avançada, pode ocorrer dor óssea (o que pode indicar metástase), sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Os adenocarcinomas são responsáveis por 95% dos tumores malignos de próstata. Os outros 5% correspondem a tumores mais raros, como os carcinomas de pequenas células, sarcomas e linfomas.
Quais as possíveis causas do câncer de próstata?
Entre as causas do câncer de próstata, destacam-se:
Fatores genéticos
Algumas alterações genéticas herdadas figuram entre as causas do câncer de próstata. Mutações nos genes BRCA-1 ou BRCA-2 estão relacionadas a um risco aumentado de câncer de próstata em alguns homens (principalmente as mutações no BRCA-2). Outra condição genética, a síndrome de Lynch, também aumenta as chances de desenvolvimento da doença, sendo assim apontada como uma das causas do câncer de próstata.
Excesso de gordura corporal
O excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado. Embora a obesidade figure entre as causas do câncer de próstata, alguns estudos apontam que homens obesos têm um risco menor de desenvolver a doença em estágios mais leves, com crescimento lento do tumor, mas um risco maior de ter câncer de próstata mais agressivo, com crescimento mais rápido.
Avanço da idade
A idade é um fator de risco importante e uma das maiores causas do câncer de próstata, pois tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Estima-se que cerca de 75% dos casos da doença no mundo ocorram a partir dos 65 anos
Unidos na luta contra câncer de próstata!
Quais são os fatores de risco para o câncer de próstata?
Histórico familiar
Um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata é o histórico familiar da doença. Ter pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos aumenta o risco de desenvolvimento da doença.
Dieta
Muitos tipos de câncer podem ter relação direta com a dieta. Embora estudos ainda estejam sendo realizados para determinar essa associação, homens que comem muita carne vermelha ou laticínios ricos em gordura parecem ter uma chance ligeiramente maior de desenvolver o câncer de próstata. Alguns estudos sugerem que os homens que consomem grandes quantidades de cálcio também aumentam seus riscos para a doença.
Exposições a produtos químicos
Entre eles, podemos destacar:
- Aminas aromáticas, substâncias comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio;
- Arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico);
- Produtos derivados de petróleo;
- Motor de escape de veículo;
- Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA);
- Fuligem e dioxinas.
Tabagismo
Alguns estudos associam o tabagismo a um possível aumento do risco de morte por câncer de próstata e a um risco aumentado de recorrência da doença.
Como pudemos ver, são várias as causas do câncer de próstata, muitas delas evitáveis. Para ter diagnóstico e tratamento precoces, fique atento aos sintomas e faça os exames de rotina indicados pelo seu médico.
Entre em contato com o oncologista Dr. Manoel Carlos.
Fontes: