Fale conosco pelo WhatsApp

Como prevenir o câncer de cólon?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Os principais fatores de risco para esse tipo de câncer são hábitos de vida pouco saudáveis. Algumas mudanças no dia a dia podem reduzir a chance de desenvolvimento da doença.

O câncer de cólon, conhecido também como câncer colorretal, câncer do intestino grosso ou câncer de cólon e de reto, é uma doença com alta incidência em homens e mulheres. Por ano, estima-se que sejam registrados cerca de 41 mil novos casos no país, e muitos deles têm como causas hábitos de vida pouco saudáveis. Por isso, com algumas mudanças no dia a dia, é possível prevenir o câncer de cólon.

Quais são os fatores de risco do câncer de cólon?

Os principais fatores de risco envolvidos no desenvolvimento deste tipo de câncer são:

Má alimentação: evidências apontam que o câncer de cólon está associado ao consumo excessivo de dietas gordurosas, hipercalóricas, pobres em fibras e com excesso de carne vermelha e/ou processada;

Idade: pessoas acima de 50 anos são mais propensas a desenvolver o câncer colorretal;

Tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas em excesso: contribuem para o aumento do risco;

Pólipos: pólipos são um tipo de crescimento anormal de tecido nas paredes que revestem o intestino. Seu aparecimento é mais comum após os 50 anos. Embora sejam benignos, podem evoluir para câncer. Por isso, devem ser retirados sempre que diagnosticados;

Histórico familiar: estimativas apontam que 30% dos casos de câncer de cólon se desenvolvem em pessoas que têm histórico da doença na família. Pessoas com histórico de câncer ou pólipos em parentes de primeiro grau têm risco aumentado;

Doenças inflamatórias intestinais: pessoas com doença de Crohn e colite ulcerativa, por causa da inflamação nas paredes colorretais, têm mais risco de desenvolver o câncer de cólon.

Câncer de cólon: como prevenir?

Como dito, esse tipo de câncer está bastante relacionado a hábitos de vida, por isso, ele pode ser evitado com algumas mudanças no dia a dia, além de exames de rotina. Entre as principais maneiras de prevenir o câncer de cólon, destacam-se:

Colonoscopia

A colonoscopia é um dos principais exames para ajudar a prevenir o câncer de cólon. Isso porque ele examina o cólon por dentro, o que é possível por meio da colocação de um colonoscópio, um tubo fino, flexível, com uma pequena câmera de vídeo na sua extremidade, através do ânus. Se necessário, instrumentos especiais podem ser passados através do colonoscópio para biopsiar ou remover quaisquer áreas de aparência suspeita, como pólipos. Independentemente de ter ou não sinais e sintomas que indicam câncer, pessoas com mais de 50 anos devem fazer esse exame regularmente, conforme orientação médica.

Praticar atividades físicas

A prática regular de atividades físicas reduz o risco de câncer colorretal e de pólipos de duas maneiras: diminuindo a resistência à insulina – que estimula todas as células a crescerem, inclusive as cancerígenas – e liberando endorfina, hormônio que fortalece o sistema imunológico. A população que adota atividades físicas no dia a dia tem 25% menos risco de ter câncer colorretal.

Dieta equilibrada

Uma das principais maneiras de prevenir o câncer de cólon é por meio da alimentação, que deve ser rica em fibras (frutas, vegetais e grãos) e pobre em gorduras animais e alimentos processados (presunto, salame, linguiça). O consumo de carnes vermelhas não deve ultrapassar os 500 gramas por semana.

Não beba e não fume

A ingestão de álcool aumenta o risco de câncer colorretal, principalmente em homens. Limitar o consumo de álcool pode ajudar a prevenir o câncer de cólon. Já o tabagismo a longo prazo, além de estar relacionado a este tipo de câncer, também é fator de risco para outros tumores e diversos problemas de saúde.

Importância do diagnóstico precoce

Assim como ocorre em outros tipos de câncer, o de cólon também tem boas chances de cura quando diagnosticado precocemente. Porém, como nos estágios iniciais não é comum a ocorrência de sintomas, é importante fazer os exames que o médico solicita para que qualquer alteração seja prontamente identificada e tratada.

Em pacientes com mais de 45 anos sem fatores de risco elevado ou menos de 45 anos com fatores de risco, deve ser iniciada investigação adequada conforme orientação do médico.

Quando procurar ajuda médica na prevenção?

Diante de um ou mais sinais que podem ser indicativos de um tumor no intestino, deve-se procurar ajuda médica especializada imediatamente. Na consulta, o médico fará uma anamnese completa, abordando todo o histórico clínico do paciente, fatores genéticos e estilo de vida.

Havendo suspeita da presença de tumor, serão solicitados exames capazes de diagnosticar o câncer em cada um de seus estágios.

Porém, o ideal é não esperar ter sintomas para procurar o médico oncologista. Compareça às consultas de rotina para avaliar suas condições de saúde e para que o médico indique as medidas preventivas que sejam as mais adequadas para o seu caso.

Para saber mais sobre como prevenir o câncer de cólon, entre em contato com o Dr. Manoel Leonardi.

Fontes:

Oncoguia