Fale conosco pelo WhatsApp

Quais os tratamentos do câncer de pulmão?

Quais os tratamentos do câncer de pulmão?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba quais são e quando são indicados

O câncer de pulmão, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o terceiro mais comum em homens e o quarto em mulheres no Brasil. O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Além disso, idade, exposição à poluição do ar, infecções pulmonares de repetição, doença pulmonar obstrutiva crônica, fatores genéticos e histórico familiar de câncer de pulmão favorecem o surgimento desse tipo de tumor.

Quero saber mais sobre o tratamento de câncer de pulmão!

Importância da detecção precoce do câncer de pulmão

A detecção precoce do câncer de pulmão é importante para que as chances de cura sejam maiores e para que os tratamentos do câncer de pulmão possam ser menos agressivos ao paciente, preservando-se assim sua qualidade de vida.

O diagnóstico pode ser feito por diversos exames em pessoas com ou sem sintomas, mas que pertençam aos grupos de risco.

Possíveis tratamentos do câncer de pulmão

Existem algumas opções de tratamentos do câncer de pulmão. Para que médico e paciente discutam sobre elas, primeiro é preciso que seja realizado um diagnóstico histológico e o estadiamento para definir se a doença está localizada no pulmão ou se existem focos em outros órgãos (metástases). Entre os tratamentos do câncer de pulmão propostos, temos:

Cirurgia

A cirurgia é o tratamento de escolha por apresentar os melhores resultados. O procedimento consiste na retirada do tumor com uma margem de segurança, além da remoção dos linfonodos próximos ao pulmão e localizados no mediastino. Ela pode ser feita de três maneiras:

  • Segmentectomia e ressecção em cunha: retira-se apenas uma pequena parte do pulmão – aquela onde o tumor está localizado. Esse tipo de tratamento do câncer de pulmão é indicado para pacientes com tumores pequenos ou que não têm condições de saúde de realizar uma cirurgia de maior porte;
  • Lobectomia: nesta cirurgia, todo o lobo pulmonar onde o tumor está localizado é retirado. É a cirurgia de preferência, pois remove toda a doença de forma anatômica;
  • Pneumectomia: neste tratamento do câncer de pulmão, todo o órgão é retirado. Por ser um procedimento complexo, é indicado de maneira restrita.

Radioterapia

A radioterapia é um tratamento do câncer de pulmão que usa radiações ionizantes para eliminar um tumor ou impedir que suas células aumentem. Pode ser realizada antes ou depois da cirurgia. Antes, para reduzir o tamanho do tumor, o que faz com que o procedimento cirúrgico possa ser realizado com menos riscos.

Depois da cirurgia, o objetivo é evitar a recidiva do tumor. Também pode ser uma opção de tratamento do câncer de pulmão para quando o paciente não possui condições clínicas de se submeter a uma cirurgia ou quando o tumor não pode ser removido cirurgicamente.

Tratamento do câncer de pulmão com o Oncologista Dr. Manoel Carlos!

Quimioterapia

O tratamento de quimioterapia é feito com medicações (administradas por via endovenosa ou oral) que têm como objetivo destruir as células cancerígenas, reduzir o crescimento do tumor ou amenizar os sintomas da doença. Geralmente, é indicada nos casos de metástase. Diferentes quimioterápicos podem ser utilizados.

Imunoterapia

O objetivo da imunoterapia é ajudar o sistema imunológico do paciente a lutar contra o câncer de pulmão. Para isso, são administradas substâncias que melhoram sua capacidade de identificar as células cancerosas ou fortalecerem o sistema imune. É indicada para os casos de tumores metastáticos, avançados ou que não podem ser operados.

Terapia alvo

A terapia alvo, assim como a imunoterapia, é um dos tratamentos do câncer de pulmão mais inovadores. É uma opção nos casos em que o tumor apresenta determinadas características moleculares (genéticas), pois a medicação consegue atacar especificamente alguns elementos presentes nas células doentes. É indicada para pacientes que se encontram em estágios mais avançados da doença.

Quando procurar um oncologista?

Existem alguns sinais e sintomas do câncer de pulmão que podem indicar a necessidade de uma consulta com um especialista em oncologia. São eles:

  • Tosse e rouquidão persistentes;
  • Sangramento pelas vias respiratórias;
  • Dor no peito;
  • Dificuldade de respirar;
  • Fraqueza e perda de peso sem causa aparente.

Nem sempre esses sintomas indicam a presença de um tumor maligno, mas é importante que sejam investigados por um especialista.

Entre em contato com o oncologista Dr. Manoel Carlos.

 

Fontes:

Inca

American Cancer Society

Pfizer