Aproximadamente 10% dos casos de câncer estão relacionados à predisposição genética. Confira quais os tipos de câncer hereditário mais comuns
Ao consultar um oncologista, médico especializado no diagnóstico e tratamento de câncer, uma das avaliações do profissional é investigar o histórico familiar do paciente, ou seja, saber se há casos de câncer na família. Isso porque existem alguns tipos de câncer hereditários, em que há predisposição genética para o desenvolvimento da doença.
Continue com a leitura e entenda mais sobre essa predisposição genética do câncer.
O câncer é hereditário?
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 90% dos casos de câncer são causados por fatores ambientais, isto é, não estão relacionados com o fator hereditário.
Isso significa que a maior parte dos tumores cancerígenos está relacionada principalmente com fatores como estilo de vida, alimentação, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, exposição a substâncias tóxicas e cancerígenas, entre outras condições comportamentais e ambientais.
Contudo, alguns tipos de câncer ocorrem com frequência em pessoas que possuem predisposição genética em desenvolver a doença. E vale explicar que o câncer não é herdado, ou seja, mesmo que haja predisposição genética, não necessariamente uma pessoa terá câncer, ainda que seus pais tenham adquirido a doença.
A predisposição genética é um conjunto de características presentes no DNA, passadas de pais para filhos, que aumentam as chances de o organismo desenvolver células cancerígenas. Portanto, ter casos de câncer na família é um fator de risco e, por isso, a avaliação genética é recomendada, além das consultas recorrentes com o oncologista.
As chances de um filho biológico herdar a predisposição genética são de 50%, mas a probabilidade de desenvolver a doença ao longo da vida varia muito de acordo com o gene envolvido, características genéticas do indivíduo e também fatores externos.
Câncer genético ou câncer hereditário?
O câncer é um conjunto de doenças caracterizadas pela alteração genética das células doentes. Isso significa que todo câncer é genético. Contudo, apenas alguns tipos de câncer são hereditários, isto é, podem ser passados de pais para filhos.
Conforme apontado pelo INCA, os fatores externos são responsáveis por quase 90% dos cânceres, o que inclui mudanças provocadas no meio ambiente, exposição a substâncias tóxicas e questões comportamentais, como sedentarismo, vícios e má alimentação.
Estes fatores podem causar alterações no DNA das células do organismo, o que compromete suas funções básicas. Por isso, pode-se afirmar que o câncer é uma doença genética.
Além disso, o câncer pode ser hereditário quando o indivíduo tem uma predisposição genética de desenvolver a doença.
Quais os tipos de câncer hereditários?
Algumas lesões cancerígenas têm maiores chances de serem hereditárias, devido às características genéticas das células e tecidos que são contaminados.
Confira quais os mais comuns tipos de câncer hereditário:
- Câncer de mama;
- Câncer de ovário ou das trompas;
- Melanoma;
- Câncer de próstata;
- Câncer de pâncreas;
- Câncer de cólon;
- Câncer de útero / endométrio.
Vale lembrar que apesar desses tipos de câncer terem uma probabilidade maior de serem hereditários, em comparação com outros tumores, não significa que necessariamente eles serão hereditários. A confirmação da hereditariedade da lesão depende da análise clínica e genética do paciente, além da investigação de casos na família.
Câncer de mama
O câncer de mama é mais comum em mulheres e diversos são os fatores de risco que podem levar ao surgimento da doença, incluindo casos na família. Este é um dos tipos mais comuns de câncer hereditário, o que inclui o câncer de mama masculino.
São vários os genes cuja mutação pode levar à doença e podem ser transmitidos de pais para filhos, sendo dois mais comuns: BRCA e BRCA2. Pessoas com alterações nesses genes têm de 85 a 87% de chances de desenvolver câncer de mama ao longo da vida.
Câncer de ovário ou trompas
Além do câncer de mama, mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 também podem causar câncer de ovário, sendo responsáveis por 90% dos casos de tumores em mulheres com histórico familiar.
Melanoma
O melanoma é um tipo de câncer de pele e tem início nas células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele. Entre 5 e 10% dos casos de melanoma estão relacionados com mutações genéticas hereditárias. Pessoas com histórico familiar têm risco 30 vezes maior de desenvolver melanoma.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é mais comum em homens a partir dos 60 anos de idade e possui uma alta taxa de mortalidade. A forma hereditária ocorre de 10 a 20% dos casos e pode explicar o surgimento da doença entre homens mais jovens.
Câncer de pâncreas
O câncer de pâncreas hereditário pode ser causado tanto por genes com mutação herdados dos pais quanto por outras doenças hereditárias que podem levar ao desenvolvimento de tumores. Aproximadamente 10% dos casos de câncer de pâncreas são causados por genes herdados.
Entre as doenças hereditárias que podem levar ao câncer de pâncreas, destacam-se a pancreatite familiar, síndrome de Lynch, síndrome de Peutz-Jeghers, síndrome do melanoma múltiplo atípico familiar e outros tipos de câncer hereditário, como de mama e ovário.
Câncer de cólon
Cerca de 20% dos casos de câncer de cólon possuem componentes genéticos hereditários. Geralmente, as mutações hereditárias que podem causar câncer de cólon ocorrem em genes das células germinativas, aquelas das quais se originam os gametas. Outras doenças hereditárias, como a síndrome de Lynch, também levam ao desenvolvimento do câncer de cólon.
Câncer de corpo de útero / endométrio
Algumas doenças hereditárias, como a síndrome de Lynch, podem levar ao desenvolvimento de lesões cancerígenas, principalmente câncer de cólon, de ovário e de endométrio. Mulheres com essa síndrome têm até 70% de chances de desenvolver câncer de endométrio.
Na maioria dos casos de câncer de endométrio hereditário, os genes afetados são os MLH1 e MSH2. Mas mutações em outros genes também podem causar a doença.
É importante ressaltar que além desses tipos de câncer hereditário citados, outros tumores também podem se dar por predisposição genética. Portanto, se houver casos de câncer na família, recomenda-se consulta recorrente com o oncologista.
Para saber mais sobre câncer hereditário entre em contato com o oncologista Dr. Manoel Carlos.
Fontes: