O termo câncer é usado para designar mais de 100 tipos da doença. Conheça os tipos de câncer, seus sintomas e como são diagnosticados
O câncer é uma doença que apresenta inúmeras causas e que pode ter seu desenvolvimento associado, muitas vezes, a fatores de risco evitáveis, como o tabagismo e a exposição excessiva ao sol sem a devida proteção. Além de inúmeras causas, também há variados tipos de câncer.
Estimativas apontam que metade do total de homens e um terço das mulheres irão desenvolver pelo menos um dos tipos de câncer em algum momento de suas vidas.
O que é câncer?
Câncer, ou neoplasia, é um termo que engloba mais de 100 tipos de doenças malignas que podem afetar nosso organismo devido à multiplicação descontrolada das células, o que leva à formação dos tumores.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando o tumor surge na pele ou nas mucosas (tecidos epiteliais), são denominados carcinomas. Se a doença tiver início nos tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.
Aqueles que começam no tecido que produz o sangue, como a medula óssea, são chamados leucemias, e os que têm início nas células do sistema imunológico são os chamados linfomas e mielomas. Há, ainda, alguns tipos de câncer que afetam o sistema nervoso central, que surgem, inicialmente, nos tecidos do cérebro e da medula espinhal.
A velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase, também são características que diferem os diversos tipos de câncer.
Neste texto, vamos abordar alguns tipos de câncer.
Câncer de mama
O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres no Brasil – anualmente, são registrados cerca de 66 mil novos casos da doença no país. Há vários tipos de câncer de mama e, na maioria dos casos, eles podem ser curados, quando diagnosticados e tratados precocemente.
Alguns tipos de câncer de mama têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. Embora seja raro, a doença também pode afetar os homens.
Os principais sintomas do câncer de mama são:
- Presença de nódulo fixo, duro e indolor na mama ou na região da axila ou pescoço;
- Alteração no tamanho ou na forma da mama;
- Alteração no aspecto da mama, da aréola ou do mamilo;
- Presença de secreção pelo mamilo, sensibilidade mamilar ou inversão do mamilo para dentro da mama;
- Sensação de calor, inchaço e rubor;
- Dor nas mamas;
- Enrugamento ou endurecimento da mama (a pele da mama adquire um aspecto de casca de laranja).
Este tipo de câncer pode ser diagnosticado mediante a realização de alguns exames. Inicialmente, na consulta de rotina com o ginecologista, o exame clínico e alguns exames de imagem podem levar à suspeita de um nódulo maligno.
Um dos principais exames de rastreio da doença é a mamografia. Em algumas situações, é possível que seja solicitada uma ressonância magnética ou ultrassom das mamas. Dependendo dos resultados desses exames e para fechar o diagnóstico, o especialista pode indicar a realização de uma biópsia.
Câncer de pulmão
O câncer de pulmão é o segundo tipo de câncer mais comum em homens e mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A cada ano, são registrados cerca de 30 mil novos casos da doença no Brasil. Em cerca de 85% dos casos, o câncer de pulmão está associado ao tabagismo.
Geralmente, pessoas com a doença em estágio inicial são assintomáticas. Porém, quando há presença de sintomas e sinais, os mais comuns, neste tipo de câncer, são:
- Tosse persistente;
- Rouquidão e falta de ar;
- Escarro com sangue;
- Dor no peito;
- Perda de apetite e de peso;
- Cansaço ou fraqueza;
- Pneumonia recorrente ou bronquite.
Dois exames principais são indicados quando há suspeita de câncer de pulmão:
- Exames de imagem: raio-X do tórax e tomografia computadorizada;
- Biópsia: o exame é feito com a retirada de pequena parte do tecido do tumor para análise anatomopatológica. Só a biópsia pode confirmar que se trata de um tumor maligno.
Câncer de próstata
Entre os diversos tipos de câncer que afetam os homens no Brasil, o de próstata é o segundo mais comum – o primeiro é o câncer de pele não melanoma.
A cada ano, cerca de 65 mil casos novos são diagnosticados, principalmente em homens mais velhos – estima-se que 75% dos pacientes tenham 65 anos ou mais.
Assim como acontece com vários tipos de câncer, o de próstata também dificilmente apresenta sintomas em sua fase inicial. Quando os primeiros sinais surgem, eles costumam ser bem semelhantes ao de uma outra doença, a hiperplasia prostática benigna.
Os mais relatados são:
- Dificuldade para urinar;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
- Presença de sangue na urina ou no sêmen;
- Fluxo da urina interrompido ou sensação de bexiga cheia, mesmo após urinar;
- Dor ao urinar;
- Disfunção erétil;
- Dor nos ossos (nos casos de doença avançada), como os do quadril, coxa, costas;
- Infecção generalizada ou insuficiência renal, quando a doença está em estágio mais grave.
O câncer de próstata também tem boas chances de cura quando diagnosticado precocemente. Os dois principais exames que auxiliam no rastreio da doença são: o que mede o nível do antígeno prostático benigno (PSA) no sangue e o exame de toque.
Conforme os resultados apresentados por esses exames, o passo seguinte pode ser a realização de uma biópsia guiada por ultrassonografia e/ou ressonância magnética. Nela, retira-se uma pequena parte do tecido do tumor para análise.
Cânceres do trato gastrointestinal
Os cânceres gastrointestinais são aqueles que se desenvolvem no sistema digestivo, podendo afetar órgãos como esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, pâncreas, fígado, ânus e reto.
Normalmente, neste tipo de câncer, o tumor se desenvolve nas paredes dos órgãos, junto às camadas musculares.
Os sintomas deste tipo de câncer costumam surgir quando o tumor cresce muito – levando a um quadro de hemorragia – e variam conforme o órgão afetado. Porém, de maneira geral, os mais comuns são:
- Dor abdominal;
- Inchaço no abdômen;
- Sensação de saciedade;
- Náuseas;
- Perda de apetite e de peso;
- Dificuldades para engolir.
- Anemia e sensação de fraqueza, nos casos de doença mais avançada;
- Hemorragia gastrointestinal. Nesse caso, o paciente pode apresentar vômito com sangue, quando o tumor estiver localizado no estômago ou no esôfago; fezes escuras, quando ele se desenvolve no estômago ou no intestino delgado; e fezes com sangue visível, quando o tumor se desenvolveu no intestino grosso.
O diagnóstico dos cânceres do trato gastrointestinal é feito por meio de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Além deles, o médico também pode solicitar uma endoscopia e uma colonoscopia.
A confirmação da doença é feita pela biópsia quando o médico observa alterações nos exames citados acima.
Marque sua consulta com o Dr. Manoel Carlos Leonardi para saber mais sobre os diferentes tipos de câncer, seus sintomas e tratamentos.
Fontes: