Inchaço testicular e nódulo duro e indolor são os sintomas mais comuns da doença
O câncer de testículo é caracterizado pelo crescimento desordenado e acelerado de células em um ou nos dois testículos. Esse é um tipo incomum de câncer, representando apenas 1% dos casos de cânceres em homens, mas se desenvolve com mais frequência em pacientes em idade reprodutiva, entre 15 e 50 anos.
O câncer de testículo se divide em dois subtipos principais: seminoma e não seminoma. O primeiro é um tumor de crescimento lento que atinge homens com idade entre 40 e 50 anos e corresponde a cerca de 40% a 45% dos casos.
Quero saber mais sobre câncer de testículo!
Já o não seminoma responde pela maioria dos casos e acomete mais homens jovens, até os 30 anos. Esse subtipo de crescimento acelerado inclui os teratomas, carcinomas embrionários, coriocarcinomas e tumores do saco vitelínico.
Existem ainda os chamados tumores de estroma, mas são situações bem raras, que representam menos de 3% dos casos de tumores na região.
Nioutras condições, como orquite e epididimite, e podem ser confundidos entre si, o que dificulta o diagnóstico diferencial.
Entenda mais sobre o assunto a seguir.
Fatores de risco do câncer de testículo
Existem vários fatores de risco que contribuem para o seu desenvolvimento, sendo que os mais conhecidos são:
- Histórico familiar da doença;
- Criptorquidia: condição em que um ou ambos os testículos não descem da cavidade abdominal para a bolsa escrotal;
- História prévia de testículo contralateral, quando a posição de fixação do órgão favorece o risco de torção;
- Infertilidade;
- Trabalhadores expostos a agrotóxicos.
Atente-se aos fatores de risco do câncer de testículo. Agende sua consulta!
Sintomas do câncer de testículo
Muitos homens podem não apresentar nenhum sintoma de câncer de testículo ou até mesmo demorar para manifestar algum sinal. Quando presentes, os principais sintomas de câncer no testículo são:
- Nódulo duro e indolor, geralmente do tamanho de uma ervilha;
- Inchaço testicular;
- Dor ou desconforto em um testículo ou no escroto;
- Alterações nos testículos (forma, tamanho e textura);
- Sensibilidade ou dor mamária;
- Acúmulo de líquido no escroto (hidrocele);
- Dor lombar ou abdominal;
- Puberdade precoce;
- Dificuldade para urinar.
Sintomas do câncer de testículo avançado (metastático)
Grande parte dos casos apresenta crescimento acelerado, o que favorece o surgimento de metástases. Em estágios mais avançados, os sintomas de câncer de testículo incluem:
- Dor torácica ou respiratória;
- Dor na parte inferior das costas;
- Dor óssea;
- Dor de cabeça;
- Sintomas neurológicos;
- Falta de ar;
- Tosse;
- Aumento dos gânglios linfáticos;
- Perda de peso sem motivo aparente.
Reconhece esses sintomas? Entre em contato com um especialista
Diagnóstico e tratamento do câncer de testículo
A presença de nódulos duros indolores em um ou nos dois testículos e o aumento do volume testicular são dois dos sintomas de câncer de testículo que auxiliam no diagnóstico da doença. Dessa forma, o exame físico com palpação para verificar esses sinais e a avaliação das mamas e dos gânglios linfáticos no abdômen, pescoço, tórax e virilha são maneiras de verificar se o câncer se espalhou para estas regiões.
O diagnóstico é complementado com exames laboratoriais, como ultrassonografia da bolsa escrotal e dosagem de marcadores tumorais.
Quando descoberto nos estágios iniciais, o câncer de testículo possui chances de cura ainda maiores, por isso o autoexame é de grande utilidade para verificar alterações testiculares, o que ajuda na obtenção do diagnóstico precoce.
O tratamento é essencialmente cirúrgico, com a retirada parcial ou total do testículo, podendo ser complementado com radioterapia ou quimioterapia, dependendo da avaliação do caso pelo oncologista.
Para obter mais informações sobre os sintomas do câncer de testículo, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Manoel Leonardi.
Fontes: