Especialista pode ser consultado tanto para prevenção quanto para tratamento do câncer
O oncologista é o médico especialista no tratamento dos mais diversos tipos de câncer. Ao receber o diagnóstico da doença, ou quando surgem alguns sinais que podem ser um indicativo de câncer, esse profissional deve ser procurado. Há casos ainda em que o médico que acompanha o paciente faz o encaminhamento ao oncologista para que o tratamento adequado seja iniciado.
Como muitas pessoas têm dúvidas sobre quando procurar um oncologista, vamos abordar, no texto a seguir, a quais sinais a pessoa deve ficar atenta para saber quando consultar esse especialista.
Quero agendar com um oncologista!
Quais são as funções de um oncologista?
O oncologista é o especialista que trata pacientes diagnosticados com câncer, além de estudar a multiplicação celular anormal de um tecido, podendo ser ela de natureza benigna ou maligna. É ele o responsável por acompanhar toda a jornada do paciente, desde o diagnóstico até o tratamento, visando sempre manter a qualidade de vida do indivíduo.
Cabe a ele, ainda, atuar na prevenção, por isso, pode ser consultado quando surgirem alguns sintomas que possam ter relação com a doença.
O oncologista também é quem coordena a equipe multidisciplinar que atua junto ao paciente oncológico, geralmente formada por:
- Psicólogos;
- Nutricionistas;
- Fisioterapeutas;
- Fonoaudiólogos;
- Enfermeiros;
- Dentistas.
Agende sua consulta com um oncologista especializado!
Em que situações se deve procurar um oncologista?
Existem alguns sintomas que podem indicar a uma pessoa quando procurar um oncologista. Vale lembrar que nem sempre os sinais que abordaremos a seguir significam um caso de malignidade, mas sempre devem ser investigados.
Se você tem dúvidas sobre quando procurar um oncologista, fique atento aos seguintes sintomas e sinais:
Novos sinais e lesões na pele
Pintas ou lesões que apresentam formatos irregulares, sejam assimétricas, cresçam, mudem de cor ou sejam elevadas, devem ser investigadas pelo oncologista. Fique atento também a feridas que não cicatrizam e manchas que se espalham pelo corpo.
Sangramento
Sinais de sangramento, como em fezes, vômitos ou fora do período menstrual são indicativos de quando procurar um oncologista. Muitas mulheres confundem sangramentos com fluxo menstrual, por isso acabam não procurando ajuda médica adequada.
Alterações na genitália
Dor ou inflamação nos órgãos genitais podem indicar a presença de tumor maligno. Além disso, alguns sinais também podem servir de alerta sobre quando procurar um oncologista, como necessidade frequente de ir ao banheiro, dificuldade para urinar ou ter a sensação de que a bexiga não foi completamente esvaziada.
Perda de peso repentina e sem motivo
Esse é um dos sintomas mais comuns em diversos tipos de câncer, justamente por ter relação com alterações no sistema imunológico e metabólico, constipação, náuseas e vômitos, lesões na boca, entre outros.
Dispepsia
A dispepsia, ou indigestão, pode ser um sintoma de câncer de esôfago ou estômago. Geralmente, quando ela surge o câncer já está em um estágio avançado.
Alterações nas idas ao banheiro
Mudanças nos hábitos intestinais ou urinários, como prisão de ventre, diarreia, vontade frequente de urinar ou redução da frequência urinária são sinais aos quais deve-se prestar atenção e, se possível, procurar um oncologista para avaliação.
Como escolher um oncologista?
Por se tratar de uma doença séria, grave, é preciso contar com um profissional experiente para acompanhar o paciente oncológico. Como não é comum a ida a esse tipo de especialista, separamos algumas dicas que podem servir de orientação para quando procurar um oncologista e escolher o melhor profissional.
Informe-se sobre a formação e a experiência profissional
Antes de marcar uma consulta, busque informações no site do médico, nos sites das sociedades médicas e do Conselho Federal de Medicina para se certificar de que o médico é especialista em oncologia registrado e que atua ativamente na área.
Busque se informar se ele tem alguma área de atuação específica, como câncer de mama ou do sistema gastrointestinal, por exemplo. Se tiver alguma dúvida, não deixe de telefonar para o consultório e buscar informações, principalmente em relação à sua experiência profissional. Ter boa formação e ser experiente fornece mais segurança e tranquilidade durante o tratamento.
Confira os tratamentos oferecidos pelo oncologista
Depois que você descobriu quando procurar um oncologista, é hora de marcar a consulta e também checar, além da sua formação e experiência, quais tratamentos são oferecidos. A oncologia é uma área na qual surgem muitas novidades em relação a tratamentos, por isso, é importante contar com um profissional que esteja atento e busque conhecimento sobre as novas terapias.
Busque indicações
Indicações de outros pacientes na área da saúde são sempre valiosas. Nada melhor do que quem já se tratou ou está em tratamento para fornecer sua opinião sobre o especialista. Além de perguntar sobre a infraestrutura do consultório e da experiência do médico, questione também seu tipo de atendimento. A empatia e a humanização são fundamentais na relação médico-paciente, principalmente na oncologia, quando a pessoa se encontra mais fragilizada.
Agende sua consulta com o oncologista Dr. Manoel Carlos.
Fontes: