Principais tipos de câncer

set 24, 2021 | Artigos, Oncologia

O termo “câncer” é usado de forma abrangedora para nomear uma doença que se divide em mais de cem especificações, cada uma apresentando sintomas pontuais e com diferentes níveis de mortalidade. No mundo todo, mais de sete milhões de pessoas são levadas a óbito devido ao câncer, de acordo com dados apresentados pela Organização Pan-Africana de Saúde (OPAS) e liberados em 2018.

Especificamente no Brasil, alguns tipos de câncer são mais comuns, alertando para
possíveis problemas, tanto culturais quanto de saúde, que levam certos tipos a atingirem uma parte maior da população. Se você quer descobrir quais os tipos de câncer mais comuns no Brasil, basta continuar lendo.

Câncer de pulmão


Responsável por mais de dois milhões de casos anualmente, dos quais aproximadamente 1,7 milhão acaba falecendo. Este tipo de câncer está altamente associado ao tabagismo, agente causador de 90% dos diagnósticos. Entre os principais sintomas, é importante destacar a tosse e falta de ar, além de possíveis episódios de escarro com sangue.

Câncer de mama


Assim como o câncer de pulmão, o câncer de mama também tem média de casos que ultrapassam dois milhões, em que 620 mil são levados a óbito, em média. Pode ser adquirido ao longo da vida, influenciado por alto consumo de bebidas alcoólicas, mas também pode ser hereditário, passando de geração em geração. O autoexame, aliado a exames clínicos frequentes e mamografias, ajuda a reduzir o índice de diagnósticos.


Câncer colorretal


Para aqueles que não conhecem a denominação, o termo “colorretal” faz referência à região do intestino grosso e do reto. Este tipo de câncer tem, aproximadamente, 1,8 milhão de casos diagnosticados, dos quais mais de 860 mil não resistem e acabam morrendo. Para evitar que a doença se espalhe, é importante ficar atento aos principais sintomas, como diarreia, prisão de ventre e dores no abdômen. Como medida para evitar o câncer colorretal, é possível adotar um estilo de vida mais saudável, balanceando melhor a alimentação e fazendo exercícios físicos regularmente, fugindo o máximo possível da
obesidade.


Câncer de estômago


Na medicina, este é considerado um dos tipos de câncer mais difíceis de serem detectados, já que os sintomas são variados e podem indicar doenças diversas, impedindo que o câncer de estômago seja descoberto precocemente. Entre alguns dos sintomas, é válido destacar a perda de peso, falta de fome, desconforto abdominal e náuseas. Anualmente, a média de
casos de câncer de estômago detectados ultrapassa a marca de um milhão, dos quais mais de 780 mil acabam morrendo, fazendo com que esse seja o 4° tipo de câncer mais nocivo.


Câncer de próstata


Este tipo de câncer pode ser relacionado a fatores como sobrepeso ou obesidade, além de ser mais provável de ser descoberto conforme o homem envelhece. No Brasil, o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer mais comum entre homens. Quanto aos sintomas, destacam-se a dificuldade em urinar e presença de sangue na urina, além da
necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Talvez você goste…

Share This