Principais tipos de câncer infantil

abr 19, 2021 | Artigos, Oncologia

Infelizmente o câncer também afeta as nossas crianças e é importante conhecermos os tipos mais comuns e quais seus sintomas para que possam ser tratados o mais rápido possível.

Atualmente, cerca de 80% das crianças infectadas por doenças cancerígenas possuem chance de cura quando recebem diagnóstico precoce e são encaminhadas para centros especializados.

Leucemia
A leucemia linfocítica aguda é a doença mais comum e afeta entre 28% e 30% das crianças diagnosticadas com câncer. Na leucemia, as células infecciosas agridem a medula óssea, diminuindo a imunidade da criança e, consequentemente, a deixando vulnerável para outras infecções.

Sangramentos no nariz e gengiva, febre, palidez, dores nos ossos e pelotas roxas ou vermelhas no corpo são os principais sintomas.

O tratamento que mais se utiliza nos pacientes é a quimioterapia.

Tumores do sistema nervoso central
Os tumores do sistema nervoso central atacam o cérebro das crianças, causando dores de cabeça, alteração na vista, convulsões, vômito e desenvolvimento precário do corpo. Costumam apresentar uma forma mais sólida, e o seu tratamento pode variar de acordo com alguns fatores como localização no cérebro, idade do paciente e se já se alastrou para outros órgãos.

É o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Linfoma não Hodgkin
O terceiro tipo mais frequente que atinge as crianças é o Linfoma não Hodgkin. Ele nasce no sistema linfático e costuma desenvolver pequenos caroços pelo corpo, além de outros sintomas facilmente confundíveis com outras doenças como febre, coceira, suor em excesso no período da noite e até redução de peso.

Alguns tratamentos para o linfoma são a radioterapia, cirurgia e até a combinação de quimioterapia com imunoterapia.

Neuroblastoma
O neuroblastoma pode aparecer em diferentes partes do corpo em crianças que têm menos de 10 anos de idade. Os órgãos mais afetados são os rins e na região do mediastino, uma das divisões da cavidade torácica. Pessoas diagnosticadas com
essa doença podem apresentar febre, dor nos ossos e palidez.

Transplante de medula óssea, quimioterapia, radioterapia e cirurgia são os tratamentos disponíveis para combater a doença.

Tumor de Wilms
Chamado de tumor nos rins, ou nefroblastoma, é um tipo de neoplasia que pode afetar um ou os dois rins da criança. O tumor de Wilms apresenta sintomas como sangue na urina, hipertensão, infecção urinária, dores e na grande maioria dos
casos se desenvolve uma massa palpável indolor no abdômen.

Pacientes com nefroblastoma normalmente respondem bem ao tratamento que pode ser feito através de quimioterapia, radioterapia e cirurgia

A qualquer sinal, leve a criança ao médico
Qualquer que seja o câncer, é importante que ele seja diagnosticado precocemente, e para uma criança é um fator mais do que crucial para que ela possa se recuperar com o tratamento. Reconhecer a doença nos pequenos costuma ser bem difícil, pois eles podem ser confundidos com outras enfermidades banais da idade. Por isso, a qualquer sintoma ou sinal estranho, leve ao pediatra para que ele possa avaliar a verdadeira causa dos sintomas.