Fale conosco pelo WhatsApp

Por que a prevenção e diagnóstico precoce são essenciais?

De acordo com dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 2015 aproximadamente 9 milhões de pessoas foram vítimas de alguma forma de câncer.

Mas embora alguns destes sejam letais, a grande maioria já possui algum tipo de tratamento e com chances de cura relativamente elevadas – segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais da metade são curáveis. Contudo, é
extremamente importante que todos levem um estilo de vida saudável, tomando medidas preventivas contra o desenvolvimento da doença.

Como prevenir e quais os principais fatores de risco?

Existem muitos estudos e pesquisas que identificam fatores que aumentam as chances do surgimento de neoplasias, e muitos deles estão relacionados ao estilo de vida da pessoa. Importante pontuar que ter um ou mais fatores de risco não
significa que a pessoa irá contrair a doença inevitavelmente, apenas que aumentam as chances de desenvolvê-la em algum momento.

Entre os principais fatores de risco, podemos citar:

Fumo
Inalar as toxinas do cigarro aumentam não só os riscos de câncer como também de muitas outras doenças. O tabagismo é muitas vezes o principal causador de tumores no pulmão, boca, esôfago, laringe e faringe.

Obesidade

Sobrepeso e excesso de gordura podem contribuir bastante para surgimento de diversos tipos de câncer, além de estarem associados a muitos outros problemas de saúde.

Sexo sem proteção

Algumas doenças que são sexualmente transmissíveis são diretamente responsáveis pelo surgimento de neoplasias malignas. Sendo a principal delas o vírus da hepatite B e C, também conhecido como HPV, que pode causar câncer de
colo de útero.

Alcoolismo

O vício e dependência do álcool aumentam consideravelmente os riscos de que células saudáveis passam a crescer de maneira irregular.

Substâncias cancerígenas

Se expor por longos anos a luz solar ou a substâncias tóxicas, como radiação, são fatores quase certos para o desenvolvimento de alguma forma de câncer.
Para prevenir é importante se manter em forma e fazer atividades físicas como caminhada ou a prática de algum esporte, ter uma alimentação rica em vegetais como frutas e legumes e evitar alimentos ultraprocessados. Vacinar-se contra hepatite B, evitar estar exposto a substâncias químicas em ambientes de trabalho e evitar exposição ao Sol sem proteção, por exemplo, também são maneiras de prevenção.

Qual a real importância do diagnóstico precoce?

Obter um diagnóstico precoce do câncer não só é importante para combatê-lo em seu estágio inicial, como para que o próprio organismo do paciente responda melhor ao tratamento e aumente as suas chances de cura.

Muitos descobrem um tumor quando ele já está em estágio avançado ou mesmo terminal por fatores como a demora em procurar um médico, demora na realização dos exames ou negligência perante os sintomas apresentados.

Como conseguir o diagnóstico precoce?

Estar sempre atento aos sinais que o corpo apresenta e fazer exames constantemente são essenciais para que seja detectado qualquer tipo de anomalia.

Informe junto ao seu médico o seu histórico familiar, pois alguns tumores podem ter razões genéticas