Diferenças entre tumor e câncer

abr 19, 2021 | Artigos, Oncologia

É costumeiro chamarmos câncer de tumor e vice-versa, imaginando que ambos os termos tenham o mesmo significado. No entanto, nem sempre eles podem ser utilizados como sinônimos. É preciso, antes de mais nada, analisarmos alguns pontos que irão determinar qual a palavra correta que devemos empregar.

Primeiro, precisamos entender o que é um tumor e o que é um câncer.

Tumor, o que é?
O tumor é qualquer elevação ou aumento do tecido em alguma parte do corpo humano. Isso pode ocorrer devido a fatores como, por exemplo, inflamação local.

Mas quando esse volume é causado pelo aumento excessivo de células, damos o nome de neoplasia. Essas neoplasias podem ser divididas em duas categorias: as benignas e as malignas.

Neoplasias benignas e malignas
As neoplasias benignas são um aumento de células similares às que foram responsáveis pela sua criação e geralmente tendem a crescer de forma mais lenta.

Esse crescimento também tende a ser mais organizado e limitado em relação a neoplasia maligna, não invadindo os outros órgãos do paciente – em outras palavras, não desenvolvem metástase. Por esse motivo é possível realizar a remoção do tumor sem muitas preocupações de que a infecção retorne.

Um tumor maligno, no entanto, possui uma capacidade de expansão muito mais rápida e se distingue das células que as produziram. Essa categoria de neoplasia pode conter uma capacidade muito grande de se espalhar para outros órgãos, e apesar de serem tratadas ou removidas cirurgicamente, sempre existirá a chance de ser gerado um novo tumor.

O que é o câncer?
Na verdade, a palavra câncer não corresponde a apenas uma única doença, mas a um conjunto de doenças cuja a característica principal é a disseminação de células anormais e que possuem capacidade de se alastrarem para outros órgãos.

Atualmente existem mais de cem diferentes tipos de câncer conhecidos. Podemos afirmar, então, que dentro desse conjunto de doenças que são caracterizadas como câncer, neoplasias ou tumores malignos, são consideradas doenças cancerígenas.

Quando surge o câncer?
Ele surge sempre que ocorre uma alteração no DNA de uma determinada célula, e esta passa a ter um mau funcionamento por conta das informações incorretas que começa a receber. Determinar as causas do câncer pode ser relativamente difícil, visto que envolvem fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida. Contudo, acredita-se que a grande maioria dos casos se deve a fatores ambientais e sociais.

Saiba como se prevenir contra o câncer
Câncer e tumores malignos são responsáveis por milhares de mortes no Brasil e no mundo, e você pode se prevenir levando uma vida saudável praticando exercícios, não fumando e não abusando de bebidas alcoólicas, mantendo-se em forma, vacinando-se contra HPV e hepatite e evitando exposição a substâncias químicas em ambientes de trabalho.

É fundamental que para o sucesso do tratamento contra a doença seja a quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou cirurgia, o diagnóstico seja feito logo no início da doença, portanto, se estiver com dúvidas ou sentir algum sintoma diferente procure um médico o quanto antes.