Receber um diagnóstico de câncer é um momento difícil. Alguns pacientes até conseguem reagir positivamente, mas outros ficam apreensivos, sentem medo, tristeza, insegurança, ansiedade, raiva e descrença no tratamento do câncer. São reações normais e absolutamente compreensíveis. Contudo, embora o paciente precise de tempo para absorver o impacto desse tipo de diagnóstico, é vital iniciar o tratamento do câncer o mais rápido possível para evitar o agravamento do quadro. Com a confirmação da doença, o passo seguinte é planejar o tratamento.
Vários fatores são analisados pelo médico e expostos ao paciente:
● Onde o câncer se originou e o tipo de tumor
● Se o câncer é invasivo (chegou a outras partes do organismo)
● Probabilidade de cura ou prolongamento da vida
● Impactos do tratamento sobre os próprios sintomas da doença
● Efeitos colaterais do tratamento de câncer
● Existência de doenças que dificultem ou agravem o tratamento
● Estado psicológico e emocional do paciente
● Expectativas do paciente quanto aos resultados do tratamento
● Logística para a realização do tratamento em hospitais públicos ou particulares.
O objetivo do tratamento do câncer é a cura da doença, contudo, em alguns casos, só possível prolongar a vida do paciente e aliviar as dores e outros sintomas da doença. O câncer pode ser tratado com cirurgia oncológica, quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea (casos de leucemia), hormonioterapia, terapia alvo e imunoterapia. Em alguns casos, é necessário combinar dois tipos de tratamentos como, por exemplo, a cirurgia oncológica e a quimioterapia (para reduzir o tamanho do tumor cancerígeno, antes da operação ou para eliminar células cancerosas remanescentes, após a cirurgia).
Preparação para o tratamento de câncer
● Não disfarce os sentimentos
O equilíbrio emocional e psicológico é fundamental durante e após o tratamento do câncer. Por isso, ao invés de sufocar emoções e sentimentos, procure conversar com familiares e/ou amigos e expresse ao médico como está se sentindo. Se for necessário, busque ajuda profissional ou um grupo de apoio, formado por pacientes que já conseguiram vencer a doença ou ainda estão fazendo o tratamento.
● Esclareça todas as dúvidas
Para saber como se preparar para o tratamento de câncer, o paciente deve conversar detalhadamente com o médico sobre o estágio da doença, qual o prognóstico, as chances de cura, tratamentos indicados e os efeitos colaterais e os riscos de recidiva.
● Siga as orientações do médico
É importante compreender e seguir o planejamento médico para o tratamento do câncer com relação aos exames complementares, o preparo para a internação e cirurgia oncológica ou demais tratamentos, a alimentação adequada para pacientes que irão realizar, por exemplo, quimioterapia ou radioterapia e outros cuidados antes e após cada etapa do tratamento, prescritos pelo médico.
● Mantenha uma alimentação saudável
Um organismo bem nutrido está mais preparado para suportar a cirurgia oncológica e os efeitos de tratamentos químicos, à base de radiação, hormônios ou terapias biológicas (imunoterapia).
● Faça atividades físicas
Sob orientação profissional (educador físico e fisioterapeuta) a paciente pode manter uma rotina de atividades físicas para melhorar o bem-estar geral do corpo e prevenir a depressão. Atividades físicas moderadas são indicadas durante a quimioterapia.
● Ambientes saudáveis
Antes e após a cirurgia e/ou durante os demais tratamentos do câncer, recomenda-se que o paciente evite aglomerações, ambientes sem ventilação ou não higienizados corretamente. É uma forma de prevenir doenças causadas por vírus e bactérias, que podem complicar o estado de saúde de um paciente em tratamento de câncer. Resumindo, ao se preparar para o tratamento do câncer, o paciente deve estar bem informado sobre a doença, o prognóstico, procedimentos médicos indicados, efeitos colaterais das medicações e, acima de tudo, buscar manter o pensamento positivo, confiando que a equipe médica fará o possível para curar ou controlar o avanço da doença. Deseja saber mais sobre prevenção e tratamentos de câncer? Leia outros artigos no site.