Fale conosco pelo WhatsApp

Como prevenir câncer no intestino

Como prevenir câncer no intestino
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Para prevenir o câncer no intestino é importante conhecer o próprio histórico familiar e ter hábitos de vida saudáveis

O câncer no intestino, ou câncer colorretal, é uma neoplasia maligna que pode afetar qualquer porção do intestino, do cólon até o reto. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), anualmente são diagnosticados cerca de 40 mil novos casos da doença. Porém, hábitos de vida mais saudáveis poderiam prevenir o câncer no intestino em aproximadamente 30% dessas pessoas.

Como reduzir o risco de câncer no intestino?

Para saber como prevenir o câncer no intestino, os estudos buscaram identificar os principais fatores de risco para a doença, e o que se constatou é que esse tipo de tumor é mais frequente em pessoas que têm hábitos de vida pouco saudáveis, principalmente com relação à alimentação, etilismo e exercícios físicos. Além disso, sabe-se que a idade (mais de 50 anos) e o histórico familiar também elevam o risco de desenvolver a doença.

Como não há medidas de atuar contra a genética e a idade, é importante saber quais hábitos de vida ajudam a prevenir o câncer no intestino. Veja, a seguir, as principais formas de evitar a doença.

Mantenha um peso saudável

Manter um peso saudável é uma das mais importantes medidas para a prevenção desse tumor, sendo que o peso ideal para sua saúde é aquele que te permita manter um IMC (índice de massa corporal) abaixo de 30. Além disso, estudos recentes recomendam que para prevenir o câncer no intestino os homens mantenham uma circunferência abdominal menor que 94 cm; e as mulheres, menor que 80 cm — mesmas referências utilizadas pela Organização Mundial da Saúde.

Coma bastante legumes e vegetais

Uma alimentação rica em vegetais e legumes é importante para prevenir o câncer no intestino, pois há evidências de que as fibras vegetais e os cereais integrais protegem o indivíduo quanto ao surgimento de células cancerígenas, bem como evitam a progressão do tumor. O INCA recomenda que adultos saudáveis consumam de 25 a 30 gramas de fibras por dia.

Evite carnes vermelhas e carnes processadas

Além de aumentar o consumo de legumes e vegetais, aqueles que buscam como prevenir o câncer no intestino precisam limitar-se à ingestão de 500 gramas de carne natural cozida por semana. Já o consumo de carnes processadas tem efeito ainda mais danoso, de forma que cada 50 gramas ingeridas diariamente aumentam o risco de câncer colorretal em 18%.

Faça exercícios físicos regularmente

A prática regular de exercícios físicos é importante para prevenir o câncer no intestino, mais especificamente na porção do cólon. Isso porque tal prática promove uma melhor regulação na produção de diversos hormônios (principalmente os que atuam no metabolismo dos nutrientes), reduz os marcadores inflamatórios circulantes e também o tempo de trânsito intestinal. Ou seja, estimula a eliminação mais rápida das fezes, diminuindo o tempo de contato da mucosa intestinal com substâncias potencialmente carcinogênicas.

Evite bebidas alcoólicas

Ingerir menos de 30 gramas de etanol por dia (cerca de duas doses de bebidas alcoólicas) é outra medida necessária, segundo o INCA, para prevenir o câncer no intestino. Essa relação entre o etanol e o câncer colorretal se dá porque no trato gastrointestinal o álcool é convertido em substâncias de elevado potencial carcinogênico.

Conheça seu histórico familiar

Independentemente do estilo de vida que se leve, conhecer o próprio histórico familiar para neoplasias é fundamental para quem busca como prevenir o câncer no intestino, pois a predisposição genética eleva consideravelmente os riscos de desenvolver a doença. Portanto, busque saber se parentes próximos — como pai, mãe, tios e avós — já tiveram qualquer tipo de câncer e, em caso positivo, busque um médico oncologista.

Quando procurar um médico oncologista?

Segundo uma publicação da Universidade de São Paulo (USP), com o diagnóstico precoce é possível curar até 95% dos quadros de câncer de intestino. Assim, é importante procurar um médico oncologista quando:

  • Tem-se histórico familiar conhecido de câncer colorretal;
  • Notar a presença de sangue nas fezes;
  • Houver mudança importante no hábito intestinal ou na forma das fezes;
  • Perder muito peso sem causa aparente (como dieta ou exercícios);
  • Sentir massas na região abdominal.

Para saber mais sobre câncer no intestino, entre em contato com o oncologista Dr. Manoel Carlos.

 

Fontes:

Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Organização Mundial da Saúde (OMS)