Fale conosco pelo WhatsApp

Quais as causas do câncer de intestino?

Quais as causas do câncer de intestino?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Vários são os fatores que podem contribuir para o surgimento da doença. Saiba quais são eles e como evitá-los

O câncer de intestino, também chamado de câncer de cólon e reto ou colorretal, é o terceiro tipo de tumor maligno no Brasil. Ele abrange tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon) e no reto, parte final do órgão, localizada antes do ânus.

Apesar das diversas possibilidades de causas do câncer de intestino, trata-se, de modo geral, de um tipo de câncer de fácil prevenção, pois ele está bastante relacionado aos hábitos de vida.

Sintomas do câncer de intestino

Assim como ocorre em outros tipos de câncer, quando a doença está em estágio inicial muitas vezes não apresenta sintomas, porém, é possível que surjam:

  • Mudanças no hábito intestinal, com diarreia ou constipação (prisão de ventre);
  • Sangue nas fezes;
  • Vontade frequente de ir ao banheiro, porém, com sensação de evacuação incompleta;
  • Dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas;
  • Alteração na forma das fezes (finas e cumpridas);
  • Presença de massa no abdômen;
  • Perda de peso sem razão aparente;
  • Cansaço, fraqueza e anemia.

Por ser assintomático na maioria dos casos iniciais, a melhor maneira de prevenir e diagnosticar o câncer de intestino é fazendo as consultas e exames de rotina.

O que causa o câncer de intestino?

Várias são as causas do câncer de intestino, muitas delas evitáveis, como veremos a seguir.

Histórico familiar

Estima-se que cerca de 30% das pessoas que desenvolvem câncer de intestino têm algum familiar que foi acometido pela doença, muito embora a maioria dos cânceres colorretais ocorra em pessoas sem histórico familiar deste tipo de tumor.

Quando o câncer de intestino foi diagnosticado em um ou mais parentes de primeiro grau, o risco é ainda maior, assim como se esse parente foi diagnosticado com a doença antes dos 50 anos. Não se sabe exatamente por que o histórico familiar consta entre as causas do câncer de intestino.

Além disso, quem tem parentes com pólipos adenomatosos também tem chances maiores de desenvolver a doença, assim como ter um histórico pessoal de pólipos — principalmente se eles forem volumosos ou vários — ou de câncer colorretal.

Quem já teve a doença, mesmo ela tendo sido tratada por cirurgia e curada, tem mais probabilidade de desenvolver novos cânceres em outras áreas do cólon e reto. Se o diagnóstico, nesse caso, ocorreu quando a pessoa era jovem, as chances aumentam.

Também deve ter maior atenção quem tem histórico pessoal de câncer de ovário, útero ou mama.

Idade

A idade é umas das principais causas do câncer de intestino. A doença é mais comum em pessoas acima dos 50 anos.

Sedentarismo

A falta de atividades físicas realizadas de maneira regular aumenta os riscos de desenvolvimento de qualquer doença, por isso está relacionada a uma das causas do câncer de intestino.

Dieta

A alimentação também é uma causa do câncer de intestino. Uma dieta rica em carnes vermelhas e carnes processadas pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença. Além disso, comidas preparadas a temperaturas muito altas, como as frituras, os grelhados ou assados, podem favorecer o aparecimento de substâncias químicas que podem aumentar o risco de câncer de intestino. Assim como a alimentação pode ter um impacto sobre a doença, pessoas com baixos níveis de vitamina D também têm risco aumentado.

Doenças inflamatórias no intestino

Doenças como retocolite ulcerativa ou doença de Crohn diagnosticadas há vários anos aumentam as probabilidades de uma pessoa vir a ter, no futuro, câncer de intestino.

Vale aqui lembrar que a síndrome do intestino irritável não é considerada uma doença inflamatória intestinal, portanto, não aumenta o risco de desenvolvimento da doença, não figurando assim como uma das causas do câncer de intestino.

Quando procurar um oncologista?

O oncologista é o especialista na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Ele deve ser procurado sempre que a pessoa perceber alguns sinais ou sintomas sugestivos da doença. Como vimos, são várias as causas do câncer de intestino, muitas delas evitáveis, mas há casos em a doença surge por outras razões, por isso é importante fazer os exames de rotina e buscar ajuda o quanto antes.

Entre em contato com o oncologista Dr. Manoel Carlos.

 

Fontes:

Inca;

American Cancer Society;

Ministério da Saúde.