Fale conosco pelo WhatsApp

Câncer de mama masculino: sintomas e prevenção

Câncer de mama masculino: sintomas e prevenção
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Embora rara, doença também pode ser grave quando diagnosticada tardiamente

Muita gente desconhece, mas o câncer de mama pode atingir os homens, embora isso raramente aconteça – estima-se que cerca de 1% deles possam adquirir a doença. Mesmo não tendo as mamas desenvolvidas, os homens também possuem tecido mamário, por isso podem desenvolver a doença.

Em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 207 pacientes do sexo masculino morreram devido ao câncer de mama.

Sinais e sintomas do câncer de mama masculino

Os principais sinais e sintomas que indicam a presença de câncer de mama masculino são bem semelhantes àqueles que surgem entre as mulheres. São eles:

  • Surgimento de um caroço próximo ao mamilo;
  • Retração do mamilo;
  • Dor unilateral na mama;
  • Secreção pelo mamilo;
  • Inchaço nos linfonodos axilares;
  • Pele ondulada ou enrugada;
  • Alterações no volume da mama.

Como é realizado o diagnóstico do câncer de mama masculino?

Os exames para diagnóstico do câncer de mama masculino são os mesmos realizados pelas mulheres:

  • Mamografia;
  • Ultrassom de mamas;
  • Ressonância magnética de mamas.

Geralmente, esses exames são indicados apenas quando o homem nota algo diferente nas mamas, diferentemente das mulheres que fazem esses testes como exames de rotina.

Na suspeita de uma lesão maligna, uma amostra de tecido do nódulo é retirada para análise anatomopatológica. Se o resultado for positivo para câncer, o médico especialista solicita exames de estadiamento, que visam estabelecer se a doença está localizada somente na mama/axila ou se já se propagou para outras regiões do corpo (metástase), como ossos, pulmões, fígado e pleuras (membrana que reveste os pulmões).

Tratamento do câncer de mama em homens

Como a mama masculina é menor e os nódulos se concentram atrás dos mamilos, não é possível retirar apenas parte da mama afetada pelo câncer de mama masculino, o que é possível no caso das mulheres.

Sendo assim, a indicação de tratamento é a cirurgia de retirada total da mama, incluindo mamilo e aréola (mastectomia total), e a retirada dos gânglios linfáticos localizados nas axilas. Além disso, é avaliada a necessidade de quimioterapia e radioterapia para cada caso. Se o tumor tiver receptor de estrogênio positivo, também é realizada a hormonioterapia.

Como prevenir o câncer de mama masculino

A recomendação para a prevenção do câncer de mama masculino é a mesma dada às mulheres:

Alimentação saudável

Alguns tipos de câncer possuem relação com a alimentação pouco saudável. A prevenção pode ser feita adotando-se uma dieta composta por frutas, legumes e verduras, grãos integrais e baixo consumo de sal, açúcar, alimentos processados, carne vermelha e gorduras.

Não ingerir bebida alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito de maneira moderada, pois seu excesso está ligado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, inclusive o de mama.

Não fumar

Não fumar e evitar o tabagismo passivo também podem contribuir para a prevenção do câncer de mama masculino.

Praticar exercícios regularmente

A atividade física, quando praticada com constância, reduz os riscos de desenvolvimento do câncer de mama masculino porque ela ajuda no combate à obesidade – uma das principais causas da doença – e na manutenção do peso ideal.

Detecção precoce

Uma das maneiras mais eficientes de se prevenir tanto do câncer de mama quanto de outras doenças é por meio da detecção precoce. É preciso ficar atento aos sinais que o corpo emite quando algo não está bem. Quando um tumor maligno é diagnosticado em estágio inicial, as chances de cura aumentam e os tratamentos são bem menos agressivos.

Entre em contato com o oncologista Dr. Manoel Carlos.

 

Fontes:

Inca

American Cancer Society

Femama