Fale conosco pelo WhatsApp

Açúcar e Câncer: qual a relação entre eles?

Açúcar e Câncer: qual a relação entre eles?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Este é um mito antigo, assim como muitos outros que rondam o surgimento da doença. Saiba mais sobre eles no texto a seguir

Primeiro, é preciso saber como surge o câncer

O câncer é uma doença que surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula. Cada célula sadia possui instruções de como devem crescer e se dividir. Na presença de qualquer erro nestas instruções, ao que damos o nome de mutação, pode surgir uma célula doente que passa a se multiplicar desordenadamente.

Dividindo-se rapidamente, elas vão se agrupando e formando os tumores, que invadem os tecidos do corpo. Não existe uma causa única que leve ao crescimento desordenado das células. Na verdade, existem várias causas, externas (presentes no meio ambiente, como poluição e hábitos de vida) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer. Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas.

agende sua consulta com o oncologista dr. manoel carlos!

Existem alguns mitos que de tempos em tempos surgem sobre a doença. A relação entre açúcar e câncer, por exemplo, é um deles.

Açúcar pode causar câncer?

Não. Em pequenas quantidades, como parte de uma dieta saudável, a ingestão de açúcar não facilita o aparecimento do câncer. O açúcar é uma fonte de energia que promove o desenvolvimento celular, ou seja, ele é necessário ao nosso organismo. No entanto, se consumido em exagero, pode aumentar o risco da doença.

Mas isso ocorre basicamente porque o excesso de açúcar está muitas vezes associado ao excesso de peso e à obesidade. Vários são os tipos de câncer associados ao excesso de peso, como os de esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, colorretal, rim, mama, ovário, endométrio e próstata (avançado). Ou seja, a relação entre açúcar e câncer surge por via indireta.

Como surgiu essa correlação entre açúcar e câncer?

As pessoas tendem a associar açúcar e câncer porque uma alimentação rica não só em açúcar, mas também em gorduras saturadas, alimentos ultraprocessados e refinados, pode estar associada ao aparecimento do câncer.

Mas essa associação se dá pelo aumento da gordura corporal, como falamos, que provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico do organismo que acabam por estimular a proliferação celular, inibindo a apoptose (morte programada das células).

Além disso, a glicose, por ser uma fonte de energia, é usada como alimento por todas as células, benignas ou malignas. Daí surgiu a ideia de que ela poderia incentivar a proliferação celular desordenada e assim contribuir para a formação de tumores malignos. Ideia essa, vale dizer, sem fundamento, porque as células cancerígenas, para se multiplicarem, precisam de muitos fatores além do açúcar, como estímulos hormonais, aminoácidos, gorduras e oxigênio.

Entre em contato com o oncologista Dr. Manoel e tire suas dúvidas!

Outros mitos sobre o câncer

Além do mito de que existe uma relação entre açúcar e câncer, ao longo de décadas, muitos outros foram e ainda vão surgindo em relação à doença. Veja alguns deles e o que explica a ciência.

Câncer é contagioso

O câncer não passa de uma pessoa para a outra por contágio, como ocorre com resfriados, por exemplo. No entanto, alguns vírus, como os da hepatite B ou o papilomavírus humano (HPV), que são fatores de risco para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como de fígado e de ovário, respectivamente, podem ser transmitidos por meio de transfusões de sangue ou de uso compartilhado de seringas contaminadas.

O tabaco causa apenas câncer de pulmão

A maioria dos casos de câncer de pulmão tem relação com o tabagismo. Mas, o cigarro também contribui para o desenvolvimento de outros tipos de câncer. Entre eles, pode-se destacar os:

  • de bexiga;
  • de pâncreas;
  • de útero;
  • de rim;
  • de estômago;
  • além de algumas formas de leucemia.

Ao deixar de fumar, os riscos de desenvolver essas neoplasias vão se reduzindo gradativamente.

Implante de silicone pode provocar câncer de mama

Esse é outro mito que foi bastante difundido, assim como o que aponta a relação entre açúcar e câncer, mas que também foi derrubado por pesquisas com pacientes que usaram prótese mamária e nenhuma relação entre o câncer de mama e o silicone foi provada.

Um tumor pode ser causado por um trauma

Um traumatismo pode levar à formação de nódulos, benignos, que muitas vezes se assemelham a um tumor, mas que não têm relação alguma com câncer.

Para saber mais sobre a relação de açúcar e câncer e outros mitos, entre em contato com o Dr. Manoel Leonardi.

 

Fontes:

Instituto Nacional de Câncer

Ministério da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

Oncoguia